Tratava-se, resumidamente, de autorizar a permuta de um terreno em Pedrouços, cedido à CTMAD em regime de direito de superfície por 99 anos, por um palácio no Paço da Rainha, nas mesmas condições e pelo mesmo período.
Com o grande salão da Sede a abarrotar, os participantes debateram e questionaram a Direcção, de forma animada e interessada. A vogal da Direcção Dr.ª Maria de Lourdes Marques e a associada Dr.ª Ana Sara Brito prestaram os esclarecimentos exigidos sempre apoiadas por meios vídeo que permitiram ver a localização e a implantação do referido palácio no contexto da zona e da cidade.
Muitos associados pediram a palavra, expuseram alguns prós e contras, mas no final, quando a Mesa fez votar a proposta, a resposta foi a aprovação por unanimidade e aclamação.
Ter-se-á feito história nessa noite, pois um dossier que tinha sido aberto no tempo do Presidente da Câmara Nuno Abecasis, passou pelas mãos dos Presidentes Jorge Sampaio, João Soares, Santana Lopes e Carmona Rodrigues para finalmente, com o actual edil António Costa, se chegar a uma solução de compromisso que interessa às partes envolvidas.
A Casa ficará instalada num palácio do séc. XIX, vizinho do Palácio Pombeiro, onde está instalada a Embaixada de Itália, do Palacete do Largo do Cabeço de Bola e Quartel da GNR e ainda do Paço Real da Bemposta / Paço da Rainha onde está instalada a Academia Militar.
José Luís Castor
A Nossa Casa
Trás-os-Montes e Alto Douro (viagens)
A Nossa Terra
Eventos e Estudos
Nova Sede - a primeira pedra em Belém
Estudo sobre o crescimento e a crise da Região
O Associativismo Regionalista Transmontano
Viagem pelo Rio Sabor (I), À procura da nascente
Da nascente à foz, Viagem pelo Rio Sabor
As nossas raízes
Portuguese Genealogy (Cândido)
Roteiros Turisticos
O Douro no caminho da literatura
Roteiro do Vale do Côa e Além-Douro
A Nossa Gente
As Outras Casas